Antonia Fontenelle - Atriz e influencer
A atriz e influenciadora digital Antonia Fontenelle resolveu levar algumas das bandeiras conservadoras que levanta em suas redes sociais para o pleito de 2022 e tentou convencer o eleitor a votar nela para deputada federal. Levou 30.975 votos e ficou na lista de suplentes.
A candidata do Republicanos prometia lutar pela educação, pela inclusão dos surdos, se colocar como voz ativa na cultura. Prometi ainda continuar falando tudo o que pensa “na lata”.
André Gonçalves - Ator
Envolvido em polêmicas sobre o pagamento de pensão alimentícia devida aos filhos, o ator André Gonçalves conseguiu se desvencilhar dos problemas com a Justiça por um tempo para fazer política. Ele se candidatou ao cargo de deputado estadual pelo Partido Verde e tinha como proposta fazer arte com representação política e a preocupação com o meio ambiente.
Sarah Poncio - Influencer
A influenciadora digital Sarah Poncio, de 25 anos, mais conhecida pelas polêmicas que envolvem sua família também se candidatou a uma vaga de deputada estadual pelo Pros. Ela, que aparece como proprietária da distribuidora de cigarros Gudang Brasil , declarou ao TSE um patrimônio de R$ 2 milhões e organizava suas propostas políticas em projetos que “pretendia inspirar as mulheres e influenciar na política”.
De forma mais prática, Sarah dizia que, se fosse eleita, iria trabalhar para aumentar o número de creches, inclusão educacional de mães solos e implantação do programa “Minha primeira empresa”.
Márcio Poncio – Pastor e empresário
O pai da influenciadora Sarah, o pastor Márcio Poncio, também se candidatou pelo PROS. Com o slogan de campanha “de família para a família”, ele tentava uma vaga como deputado federal e pretendia levar para a câmara sua experiência de administração à frente da fábrica de cigarros da família e de uma filial da Igreja Anabatista localizada na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Andréa Sorvetão - ex-paquita e empresária
Mais conhecida por ter atuado como paquita do extinto "Show da Xuxa" e também como empresária da do buffet "Casa de Festas Sorvetão", Andréa Sorvetão também tentou uma incursão na política em 2022. Com uma plataforma conservadora, ela queria integrar a Câmara dos Deputados, em Brasília, e pedia votos para defender a família, a pátria e o acesso à cultura.
Lucélia Santos - Atriz
Em suas redes sociais, Lucélia Santos se apresenta como atriz com mais de 50 anos de carreira artística e 40 de militância política. Apesar do tempo de atuação nos bastidores, ela só fez sua estreia como candidata em 2022. Tentou se eleger deputada federal pelo PSB.
Entre suas crenças e propostas, a atriz dizia que sempre esteve ao lado da democracia, do meio ambiente, dos povos das florestas, da cultura e da igualdade de direitos, e que pretendia levar isso para a Câmara dos Deputados caso fosse eleita.
Mombaça – cantor e compositor
Famoso por seus trabalhos como cantor e compositor, Mombaça também é jornalista, produtor musical e tem trabalhos ligados à causa antirracista. Apesar da experiência com questões sociais, também estrou só em 2022 como candidato a deputado estadual pelo PSB. Entre as propostas que pretendia levar para a Alerj, caso fosse eleito, Mombaça queria reforçar as discussões das questões raciais e culturais.
Rey Biannchi – músico e humorista
Famoso por suas imitações e paródias, Rey Biannchi também tentava uma vaga como deputado estadual pelo PTB. Com uma pauta conservadora embalada pelos pilares de pátria, família e liberdade, ele queria "usar a criatividade, capacidade e ideias para melhorar o estado", e dizia ter coragem para lutar contra a esquerda.
Fonte: