You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Notícia - Desmatamento e ap...

Desmatamento e apicultura sem licença são flagrados em Silva Jardim

Policiais foram até o local após denúncia pelo Linha Verde.

    Uma denúncia de extração irregular de árvores em Silva Jardim, a Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, levou policiais militares da 5ª UPAm nesta sexta-feira (14) a constatarem o desmatamento em uma área de 400 metros quadrados, além da prática irregular de apicultura.

    Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, com o auxílio da denúncia, se deslocaram à Estrada de Cambucas, no Boqueirão, onde foram recebidos pelo dono do sítio mencionado nas informações anônimas.

    Durante as diligências, os agentes se depararam com a criação de abelhas, supressão de um bosque e sub bosque, além de cortes seletivos de várias árvores, tudo sem as licenças necessárias.

    Vale ressaltar que o desmatamento vinha ocorrendo na vegetação secundária em estágio médio de regeneração e que a criação das abelhas (cerca de 30 caixas) ocorria na área degradada.

    Ainda segundo os agentes da 5ª UPAm, a técnica utilizada para a apicultura é chamada de “anel de malpighi”, que seria a retirada do anel que contém o floema (vaso responsável pelo transporte da seiva elaborada pelo caule para a raiz, o que causaria a morte da árvore a longo prazo).

Visualizações: 72