Quem passar pela sala no Shopping Plaza Macaé neste período poderá participar de pré-triagem clínica (aferição de pressão arterial, temperatura, altura, peso e taxa de hemoglobina), seguida de encaminhamento e agendamento para doação de sangue na sede do Serviço de Hemoterapia, que funciona na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. A sala conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.
Com um mês repleto de atividades, a proposta do Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde 3 Da Secretaria Adjunta de Alta e Médica Complexidade, é lembrar que doar sangue salva vidas. De acordo com registros, o setor recebe uma média de 400 doadores ao mês. Neste primeiro quadrimestre de 2022, o número de doações teve um aumento de 15%.
Agendamento on-line
No ano passado, foi lançado o agendamento on-line para facilitar o acesso ao Serviço Municipal de Hemoterapia, agilizar o atendimento.
“O agendamento on-line, por meio do site da Prefeitura Municipal de Macaé, é mais uma ferramenta pensada para estimular a participação e a fidelização de doadores, para que busquem o Hemocentro mesmo em períodos fora de campanhas", finaliza Denio Marinho.
O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona 24 horas, todos os dias, mas os horários da doação de sangue são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h. O telefone de contato é (22) 2796-1756.
Requisitos básicos para a doação:
Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis
Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial
Estar em bom estado de saúde
Pesar mais de 50 quilos
Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior
Estar alimentado e bem hidratado
Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação
Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo 4 doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até 3 doações no período de um ano
Fonte: